Aline Frazão

Aline Frazão é uma cantora e compositora angolana que vive actualmente em Santiago de Compostela, Galiza.

Aline nasceu e cresceu em Luanda e foi ai, com 9 anos, que começou a dar os primeiros passos na música. Além de integrar o Canto Coral da sua escola, cantava com frequência em saraus musicais de Luanda, em especial nas noites de fado da Associação 25 de Abril. Sob a orientação do professor Jorge Purificação, Aline começou a cantar muitos géneros diferentes da chamada World Music: fado, morna, bossa-nova, jazz, música popular africana, etc.

Aos 15 anos começa a escrever as primeiras canções, acompanhada pela guitarra, assumindo as claras influências da MPB. Nessa altura começa a interessar-se pelo Jazz, especialmente pelas grandes divas do vocal jazz.

A finais de 2006, Aline mudou-se para Lisboa para começar a universidade e aí participou em projectos muito variados, ligados ao Hip-Hop, Spoken Word e ao teatro. Foi em Barcelona, em 2009, que conheceu a César Herranz com quem formou, por um lado, A minha embala e, por outro, os “Nu Bai”, juntamente com Gabo Kulisevsky e Ruben León. Pouco tempo depois segue viagem para Madrid, onde se começa a actuar frequentemente em formato acústico: guitarra, voz e percussão, acompanhada por Otto Terremoto. Integra também o projecto musical e de sensibilização social “Madera de Cayuco”.

Em Novembro de 2010 estreou o formato banda no Festival Musidanças, em Lisboa. Participou, pouco depois, no festival Cantos na Maré na Galiza, partilhando o palco com Lenine, Uxia, Guadi Galego e António Zambujo.

Depois do lançamento do álbum de A minha embala, e já residente em Santiago de Compostela, Aline prepara-se para gravar agora o seu primeiro disco no final deste ano.

Artigos recentes

  1. A minha embala em concerto! Deixar uma resposta
  2. Já podes descarregar AQUI o nosso disco em CC Deixar uma resposta
  3. Apresentação do disco HOJE na Casa das Crechas 2 respostas
  4. O que é “A minha embala” para ti? 1 resposta